ÚLTIMAS

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget


Pesquisa aponta tendência de queda na transmissão do coronavírus em Campo Maior

O índice de transmissibilidade do novo coronavírus em Campo Maior apresenta uma tendência de queda, aponta a sétima etapa da pesquisa sorológica encomendada pelo Governo do Estado e realizada entre os dias 27 e 30 de junho. Segundo a análise técnica da pesquisadora Ester Miranda, embora Campo Maior não apresente um índice baixo, em relação à etapa passada, ele está em uma tendência de diminuição.

 

Os números da pesquisa realizada em 11 cidades do Piauí mostram que a dinâmica da transmissibilidade (R0) está em 0,8 no estado, o que representa que cada pessoa infectada tem a capacidade de infectar menos de um indivíduo. Por outro lado, os números indicaram crescimento da transmissão nos municípios de Piripiri, Campo Maior e Corrente.

 

Em Piripiri, a transmissibilidade está em 2,18, com 4.527 infectantes, ou seja, pessoas que transmitiam a doença no período pesquisado. Em Campo Maior, o índice está em 1,6, com 2.135 infectantes; e na cidade de Corrente é de 1,2 com 1.066 infectantes.

 

Piripiri, nas etapas anteriores, estava com números abaixo de Teresina e Parnaíba, mas apresentou grande evolução da doença. Já Campo Maior, os dados apontam redução. Corrente, por sua vez, é o único município no Sul do Piauí que apresentou crescimento.


“O crescimento ou diminuição do índice vai depender do isolamento social, distanciamento seguro, uso de máscaras e equipamentos de proteção individual e do cumprimento das medidas. Se não seguirem as normas de segurança sanitária, esse índice pode rapidamente aumentar e todo o trabalho que vem sendo realizado no combate à Covid-19 pode ser desfeito’, alertou a pesquisadora Ester Mendes.






Postar um comentário

0 Comentários