Banner

Governo do Estado faz o lançamento da Placa Mercosul no Piauí

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), lançou nesta terça-feira (03), no Palácio de Karnak, a nova placa Mercosul, que começará a ser adotada em todo o Piauí. 


De acordo o diretor geral do Detran, Arão Lobão, a placa Mercosul vai garantir mais segurança à população, uma vez que o modelo contém uma tira holográfica e uma marca d'água, que dificultam falsificações e clonagens; um código QR (espécie de código de barras bidimensional) na parte dianteira e traseira. O código permitirá o acesso rápido aos dados de origem do veículo sem necessidade de documento físico (tal qual já começa a acontecer com a CNH digital).

A nova placa será obrigatória apenas para carros novos ou transferências. Veículos que usarem placas antigas terão opção de fazer a troca da placa, mas não é obrigatório. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizou a resolução que define o padrão das novas placas do modelo Mercosul e estabeleceu um cronograma para os Estados fazerem a mudança.
Fonte R10